No momento, você está visualizando O que é o Google Tag Manager

O que é o Google Tag Manager

Descubra o que é o Google Tag Manager, essa ferramenta gratuita do Google que você pode implementar na sua empresa com o mínimo de dificuldade e como usar o GTM.

Google Tag Manager ou, como chamamos de forma abreviada, GTM é uma ferramenta do Google que é 100% sem custos e possui o objetivo de inserir um único código em seu site e depois implementar diversos outros sem precisar, necessariamente, ter conhecimento de programação.
Esses códigos envolvem diversas configurações para implementar tags de acompanhamento e rastreamento, mensuração, edição e muito mais. Tendo, dessa forma, uma ferramenta de gestão de códigos sem precisar ter altos custos com TI.

Imagem retirada do Google Marketing Plataform

Como usar o Google Tag Manager

Para implementar o GTM em seu site é bem simples. Basta clicar aqui para criar uma conta através do seu gmail, que inclusive pode ser o mesmo utilizado para o Google Analytics.

Logo na primeira tela, será necessário inserir o nome da sua empresa ou organização:

Logo que criar sua conta, você irá iniciar a configuração do contêiner e vou explicar rapidamente a estrutura do Google Tag Manager. A estrutura é da seguinte forma:

  • Conta: local destinado para centralizar suas informações e contêniers criados posteriormente.
  • Contêiner: aqui você irá escolher para qual site se destina e o modelo de plataforma utilizado
  • Espaço de trabalho: onde você irá desenvolver as tags

Para exemplificar um pouco melhor, vou colocar uma situação hipotética. Vamos supor que você possui uma empresa com 5 franquias diferentes. A sua estrutura pode ser 1 única conta com 5 contêiners, sendo 1 para cada franquia e o espaço de trabalho individual de cada uma. Conseguiu entender? Espero que sim.

Abaixo dessa opção, você precisará escolher para qual a configuração do seu contêiner. Para sites, selecione a opção Web e clique em Continuar.

Agora basta ler o Contrato de Termos de Serviço do Gerenciador de tags do Google. Você consegue alterar o idioma selecionado e precisa aceitar para continuar a configuração e implementação.

Com essa etapa feita, você já tem uma conta, contêiner e espaço de trabalho no Google Tag Manager para implementa-lo em seu site. Para a próxima etapa, você precisará ter o contato com o programador do seu site ou acesso a ele (com um pouco de conhecimento técnico).

Em sua tela estará aparecendo 2 códigos. O primeiro você precisa colar na parte mais alta do <head> do seu site e o segundo logo após a tag de abertura do<body>. Importante que seja colocado exatamente dessa forma e que não tenha nenhuma tag anterior à esses códigos, pois assim você evita que exista um delay no tempo de carregamento do GTM com outros códigos sendo disparados anterior e, assim, atrapalhando sua mensuração e aplicação do que está dentro do seu Google Tag Manager.

Como instalar o Google Analytics Universal através do GTM

Agora que você já sabe o que é o Google Tag Manager e como instalar a ferramenta em seu site, irei ensinar brevemente como instalar o Google Analytics Universal através do GTM, dessa forma, diminuindo a quantidade de tags implementadas individualmente no seu site, além de permitir melhor configuração da mensuração e ações para análise dentro do Google Analytics.

Acesse seu GTM e vá até a aba Variáveis. Crie uma nova variável definida pelo usuário.

No nome da variável preencha GA Tracking ID e escolha o tipo de variável Permanente.

Acesse sua propriedade do Google Analytics Universal, acesse na aba inferior esquerda a aba de Administrador, em seguida Informações de Acompanhamento > Código de Acompanhamento e copie o UA.

Agora iremos retornar ao Google Tag Manager e colar a UA no local Valor e clique em Salvar.

O próximo passo é criar uma nova variável definida pelo usuário, com o nome de GA Config e selecionar a opção de Configurações do Google Analytics e no ID de acompanhamento, clique na peça de lego com um + e selecione a variável GA Tracking ID, ficando dessa forma:

Antes de Salvar, clique em Mais configurações, vá até a opção Publicidade e de um check em “Ativar recursos de publicidade em display” e finalize essa variável. Apenas para explicar, essa opção Inclui Relatórios de informações demográficas e de interesses, remarketing com o Google Analytics e integração com o Campaign Manager. Saiba mais sobre os recursos de publicidade em display e como eles afetam sua política de privacidade.

Estamos prontos para continuar e configurar a tag de Visualização de Página do Google Analytics através do GTM, para isso, na aba esquerda, vá em Tags e crie uma nova. Dê o nome a ela de GA PageView e selecione o tipo de Tag Google Analytics: Universal Analytics

O Tipo de acompanhamento desejado é Visualização de Página e em Configurações do Google Analytics, iremos selecionar a variável criada anteriormente, que chamamos de GA Config.

O Acionamento será de All Pages, para que dispare em todas as páginas do seu site, mesmo que seja um site de página única. Dessa forma a nossa Tag ficará com a seguinte estrutura no Google Tag Manager:

Pronto! Está configurado, mas não saia ainda… O Google Tag Manager tem a possibilidade de que você visualize se a sua configuração está disparando a tag como deveria antes de publicar e efetivar. Essa etapa ajuda muito na produtividade e diagnóstico, então não pule (mesmo que tenha certeza de que executou exatamente da mesma forma).

Ao visualizar, você precisará inserir o seu site para conectar a ferramenta de debug, que irá rastrear e dizer se está disparando ou não com a visualização da página e sua tag de GA PagewView precisa estar dentro das Tags Fired ou Hits Sent, assim como no print abaixo:

Agora que está verificado e configurado corretamente, basta fechar a guia de debug e retornar ao Gerenciador de Tags do Google e clicar em Publicar, ao lado do botão Visualizar. A ferramenta irá lhe pedir um nome da versão e descrição, sendo o nome da versão um item obrigatório. Essa etapa é importante, pois você consegue acessar versões anteriores e restaurar, logo é um fator de organização. Insira um titulo fácil de relembrar o que foi feito e caso seja preciso, detalhe as ações na descrição.

Pronto! Você descobriu o que é Google Tag Manager e como implementá-lo em em seu site, além de utilizar o GTM para fazer a instalação do Google Analytics em seu site. Lembrando que só funcionará caso ele esteja configurado em seu site e se você já tiver um Analytics instalado, é necessário retirar o código do site para não ter duplicidade de dados.

Danrlei Carlos

Gerenciar desafios de forma analítica e gerar oportunidades de vendas para empresas e pessoas de um jeito 'mágico' através de ferramentas e estratégias digitais. Especialista em FacebookAds e GoogleAds Experiência em DataViz Google Analytics Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Nascido em agências de publicidade, criado para o mundo! + de 60 clientes atendidos + de R$800.000,00 gerenciados em anúncios Tráfego Pago Nacional e Internacional.

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário