No momento, você está visualizando O que é o Google Analytics

O que é o Google Analytics

Se você tem um site ou loja virtual e não conhece essa ferramenta gratuita do Google, saiba que está deixando dinheiro na mesa. Nesse post você irá descobrir o que é o Google Analytics, além de como implementar ele em seu site de 2 formas diferentes.

O Google Analytics é uma plataforma de marketing para análise oficial e gratuita do grupo Google. Nele existem diversas informações dispostas como por exemplo:

  • Dados de acesso
  • Comportamento dos usuários
  • Navegabilidade
  • Principais pontos de conversão
  • Dados demográficos dos visitantes
  • e muito mais

Através desse serviço do Google, você pode configurar relatórios personalizados e consultar informações essenciais para o marketing. Hoje, considero imprudente realizar ações de marketing digital sem ter essa ferramenta como aliada na tomada de decisões estratégicas para novas campanhas, além da análise de publicidades e ações anteriores.

Como utilizar o Google Analytics nas ações de Marketing

Se você quer ser mais assertivo nas campanhas publicitárias e escalar seus resultados, você precisará ter o GA configurado em seu site há algum período suficiente para que possa fazer uma análise dos seguintes tópicos, essencialmente:

  • Quantas sessões (visitas) seu site tem em média?
  • Qual principal gênero que acessa seu site?
  • Qual tempo médio que uma pessoa fica em seu site?
  • Quais páginas mais acessadas?
  • Faixa etária dos visitantes
  • De onde (origem) seus visitantes acessam seu site?

Estamos falando de dados básicos que você precisa coletar para montar uma campanha mais estratégica, mas quanto mais mensurado está o comportamento, conversões e ações em seu site, melhor será seu arsenal de marketing. Dessa forma, você irá pensar no seu público ativo e como impacta-lo, além de monitorar os resultados obtidos em comparação com o período anterior, inclusive essa função de comparar é nativa do Google Analytics.

Cada segmento de mercado e negócio possui sua média de resultados, então não se preocupe em ter apenas altos números, mas sim em entende-los. Outro ponto importante é saber o nível de maturidade digital do seu negócio. Se sua presença nessa grande avenida, chamada internet, é recente, você terá menos dados qualitativos e quantitativos.

Como instalar o Google Analytics no meu site?

Tendo ciência de todas as vantagens de se obter uma cultura analítica através do Google Analytics, vamos ao passo a passo para instalá-lo no seu site.

Forma padrão:

  1. Acesse o site https://analytics.google.com e crie sua conta através de um e-mail Gmail.
  2. Em Administrador, confira na coluna Conta se você selecionou a opção certa. Depois, na coluna Propriedade, clique em Criar propriedade
  3. Insira um nome para a propriedade, como por exemplo o nome da sua empresa e selecione o fuso horário e a moeda do relatório.
  4. Clique em Próxima.Selecione a categoria e o tamanho da sua empresa e clique em Criar. Aceite os Termos de Serviço do Google Analytics e a Emenda sobre processamento de dados.
  5. Agora crie um Fluxo de Dados web para continuar e em seguida você receberá o código para inserir no site
como instalar analytics
Imagem retirada do site Rock Content

Para prosseguir, é necessário que você tenha acesso ao código fonte do seu site para que possa inserir o código de acompanhamento do Google Analytics.

Vá até o editor do seu site e insira todo esse código copiado no topo de seu site logo antes do código </head> em seu HTML e salve a alteração.

Agora basta testar se está funcionando e você pode fazer isso na aba Tempo Real do GA. Fique com seu site aberto e acesse, no canto esquerdo, esse local. Se estiver tudo certo, estará acusando pelo menos 1 usuário ativo naquele momento.

Existem outras formas de configurar, como plugins feitos para facilitar essa implementação. Você também pode utilizar o Gerenciador de Tags do Google para realizar essa configuração, se quiser saber como implementar o Google Analytics pelo Tag Manager clique aqui.

Danrlei Carlos

Gerenciar desafios de forma analítica e gerar oportunidades de vendas para empresas e pessoas de um jeito 'mágico' através de ferramentas e estratégias digitais. Especialista em FacebookAds e GoogleAds Experiência em DataViz Google Analytics Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Nascido em agências de publicidade, criado para o mundo! + de 60 clientes atendidos + de R$800.000,00 gerenciados em anúncios Tráfego Pago Nacional e Internacional.

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário