Se você tem um site ou loja virtual e não conhece essa ferramenta gratuita do Google, saiba que está deixando dinheiro na mesa. Nesse post você irá descobrir o que é o Google Analytics, além de como implementar ele em seu site de 2 formas diferentes.
O Google Analytics é uma plataforma de marketing para análise oficial e gratuita do grupo Google. Nele existem diversas informações dispostas como por exemplo:
- Dados de acesso
- Comportamento dos usuários
- Navegabilidade
- Principais pontos de conversão
- Dados demográficos dos visitantes
- e muito mais
Através desse serviço do Google, você pode configurar relatórios personalizados e consultar informações essenciais para o marketing. Hoje, considero imprudente realizar ações de marketing digital sem ter essa ferramenta como aliada na tomada de decisões estratégicas para novas campanhas, além da análise de publicidades e ações anteriores.
Como utilizar o Google Analytics nas ações de Marketing
Se você quer ser mais assertivo nas campanhas publicitárias e escalar seus resultados, você precisará ter o GA configurado em seu site há algum período suficiente para que possa fazer uma análise dos seguintes tópicos, essencialmente:
- Quantas sessões (visitas) seu site tem em média?
- Qual principal gênero que acessa seu site?
- Qual tempo médio que uma pessoa fica em seu site?
- Quais páginas mais acessadas?
- Faixa etária dos visitantes
- De onde (origem) seus visitantes acessam seu site?
Estamos falando de dados básicos que você precisa coletar para montar uma campanha mais estratégica, mas quanto mais mensurado está o comportamento, conversões e ações em seu site, melhor será seu arsenal de marketing. Dessa forma, você irá pensar no seu público ativo e como impacta-lo, além de monitorar os resultados obtidos em comparação com o período anterior, inclusive essa função de comparar é nativa do Google Analytics.
Cada segmento de mercado e negócio possui sua média de resultados, então não se preocupe em ter apenas altos números, mas sim em entende-los. Outro ponto importante é saber o nível de maturidade digital do seu negócio. Se sua presença nessa grande avenida, chamada internet, é recente, você terá menos dados qualitativos e quantitativos.
Como instalar o Google Analytics no meu site?
Tendo ciência de todas as vantagens de se obter uma cultura analítica através do Google Analytics, vamos ao passo a passo para instalá-lo no seu site.
Forma padrão:
- Acesse o site https://analytics.google.com e crie sua conta através de um e-mail Gmail.
- Em Administrador, confira na coluna Conta se você selecionou a opção certa. Depois, na coluna Propriedade, clique em Criar propriedade.
- Insira um nome para a propriedade, como por exemplo o nome da sua empresa e selecione o fuso horário e a moeda do relatório.
- Clique em Próxima.Selecione a categoria e o tamanho da sua empresa e clique em Criar. Aceite os Termos de Serviço do Google Analytics e a Emenda sobre processamento de dados.
- Agora crie um Fluxo de Dados web para continuar e em seguida você receberá o código para inserir no site
Para prosseguir, é necessário que você tenha acesso ao código fonte do seu site para que possa inserir o código de acompanhamento do Google Analytics.
Vá até o editor do seu site e insira todo esse código copiado no topo de seu site logo antes do código </head> em seu HTML e salve a alteração.
Agora basta testar se está funcionando e você pode fazer isso na aba Tempo Real do GA. Fique com seu site aberto e acesse, no canto esquerdo, esse local. Se estiver tudo certo, estará acusando pelo menos 1 usuário ativo naquele momento.
Existem outras formas de configurar, como plugins feitos para facilitar essa implementação. Você também pode utilizar o Gerenciador de Tags do Google para realizar essa configuração, se quiser saber como implementar o Google Analytics pelo Tag Manager clique aqui.
Pingback: Principais métricas digitais para Imobiliárias
Pingback: Exemplos e Como construir uma Landing Page - Danrlei Carlos
Pingback: Rastreie todo o tráfego do seu site com Parâmetros UTM - Danrlei Carlos
Pingback: Desvendando os segredos do Business Intelligence: Estratégias data-driven - Danrlei Carlos