Quando estamos gerenciando campanhas de tráfego pago, muitas vezes estamos gerenciando também o nosso tempo e a produtividade. Por isso irei explicar como automatizar suas campanhas no FacebookAds e quais as vantagens desse processo para você, sua empresa ou de seu cliente.
O Tráfego pago sobrevive de uma rotina diária de ajustes, conferência do andamento, otimizações de campanha e até a escala para aumentar o lucro. Quando se tem muito tempo para gerenciar esses processos, é tranquilo de lidar com as possíveis situações, como por exemplo um custo por resultado muito caro, limite de orçamento, etc. O problema começa quando o seu tempo começa a ficar escasso para essa rotina e a pior coisa que pode acontecer é você deixar de lado tudo isso que foi abordado, pois é nesse momento que começa tudo ir se descontrolando e os resultados param de aparecer.
O que é automação?
Automação é um termo conhecido após a segunda revolução industrial, onde os processos operacionais deixaram de ser executados por humanos para serem direcionados à máquinas, que com maior precisão e menor custo, executavam melhor as tarefas dispostas.
Com o Marketing Digital começamos a ouvir mais sobre essa palavra, como por exemplo automação de e-mail marketing, que é aquele processo que ocorre quando você se cadastra em um evento, por exemplo, e já recebe um e-mail logo em seguida agradecendo, depois de alguns dias outro e-mail e assim vai até que você realize uma ação proposta pela empresa. Essa jornada pode ser toda configurada para que depois a máquina executa como você planejou ou até mesmo por meio de inteligência artificial, para melhor distribuir os e-mails.
Existem também as automações residenciais, como por exemplo um comando de voz para a Alexa desligar as luzes ou então uma pré-configuração que lhe acorde todo dia com uma mensagem diferente, ligue as luzes e até mesmo sua cafeteira elétrica para agilizar seu café da manhã.
Com os 2 exemplos anteriores, ficou claro entender qual a finalidade de uma automação: otimizar e executar com precisão. Vamos agora aprender como automatizar suas campanhas no FacebookAds.
Como ter automação no FacebookAds
Após você ter configurado uma campanha, existem uma série de possibilidades para automação, que no FacebookAds, chamamos de regras.
As regras servem para lhe ajudar a automatizar vários anúncios, conjuntos ou campanhas que estão rodando ao mesmo tempo, ou até mesmo para executar uma ação específica em uma determinada condição. Quando as regras são estabelecidas, você recebe uma notificação e também já a atualização daquele item (campanha, conjunto ou anúncio).
Ao criar uma regra automatizada, você pode fazer as seguintes escolhas:
- Qual critério irá acionar sua regra
- Qual a ação que será realizada
- Qual item (campanha, conjunto ou anúncio) que terá a ação realizada
Para ficar mais claro, irei criar uma regra automatizada personalizada para uma campanha específica, que a ação será de desativá-la sob o critério/condição de que o custo total da campanha seja maior que R$999,99.
Primeiramente precisamos criar a regra. Para isso abra o seu Gerenciador de Negócios na conta de anúncios e clique no botão com 3 pontinhos, ao lado de Editar. Em seguida, Criar nova regra.
Agora irá abrir uma janela com 3 opções. Nesse caso, iremos criar uma Regra personalizada, escolhendo nossas condições. Basta selecionar essa opção e avançar. Esse é o inicio para automatizar campanhas no FacebookAds.
Na próxima tela, já teremos as condições da regra automatizada. Nessa você irá configurar:
- Nome da regra: etapa importante para organização, pois é possível gerencia-la posteriormente.
- Aplicar a regra a: nesse momento você escolhe se será para todas as campanhas, conjuntos ou anúncios
- Ação: o que será executado
- Condição: qual o critério que o FacebookAds irá analisar para fazer a execução da ação
No meu caso, irei configurar essa janela a ficar o nome de Stop1000, pois sei que as regras de Stop que crio, são para desativar campanhas e o número é referente ao valor de gasto total. Ficará assim:
A regra será aplicada para todas as campanhas ativas e elas serão desativadas quando o gasto for maior que R$999,99 nos últimos 30 dias. Deixarei isso continuamente e serei alertado por e-mail e no Facebook quando ela for realizada.
Além dessa automação, você pode realiza várias outras, como:
- Desativar
- Ativar
- Enviar notificação
- Aumentar orçamento diário
- Reduzir orçamento diário
- Reduzir orçamento total
Além dessas ações, existem várias outras condições/critérios:
- Gasto
- Frequência dos anúncios
- Resultado
- Custo por resultado
- ROAS no site
- Tempo de campanha
- Custo por clique
- Custo por mil impressões
- Taxa de cliques (CTR)
- Alcance e impressões
- e muito mais
Quais as vantagens de automatizar campanhas
Existem diversas possibilidades de uso das regras automatizadas do FacebookAds e utilizo em várias contas que gerencio, para evitar que perca controle dos processos e principalmente, que tenha previsibilidade das ações executadas com precisão pela máquina, me liberando do processo operacional para que possa ser mais estratégico com os clientes sem aumentar muito meus custos.
Você pode, por exemplo, deixar que sua campanha esteja rodando com um orçamento, mas quando o seu ROAS (retorno sobre o investimento dos anúncios) chegar na meta, a máquina irá aumentar automaticamente o seu orçamento diário para um valor X, de forma que você escale os resultados. Ou por exemplo, desativar um anúncio quando sua taxa de cliques (CTR) for menor que 0,8%, deixando assim apenas os criativos mais atrativos para cliques, rodando.
Limites de regras automatizadas
Como toda funcionalidade, existem limites por contas de anúncios e você precisa ter ciência disso para evitar ter problemas no futuro.
- É possível criar até 250 regras automatizadas em uma única conta de anúncios. Isso inclui regras ativas e inativas.
- Somente é possível adicionar uma condição por regra automatizada personalizada.
- Somente é possível associar uma única regra com objetos no mesmo nível. Por exemplo, você pode aplicar uma única regra a três campanhas ou a três conjuntos de anúncios. Não será possível aplicar uma única regra a três campanhas e a três conjuntos de anúncios. Para fazer isso, será necessário criar uma regra para as campanhas e outra para os conjuntos de anúncios.
- As regras automatizadas não podem ser aplicadas a anúncios sobre temas sociais, eleições ou política. Para promover a integridade nas eleições, esses tipos de anúncios devem ser criados e editados por pessoas reais que verificaram a sua identidade com o Facebook.
Espero que tenha gostado de saber como automatizar campanhas no FacebookAds e que use com sabedoria para escalar os resultados com anúncios online e aumentar sua produtividade e/ou de sua empresa. Visite meu Blog para saber mais sobre Marketing Digital, Tráfego Pago e Web Analytics.