Quer descobrir como rastrear o tráfego do seu site e identificar o comportamento do seu usuário sem precisar gastar 1 centavo? Descubra como usar os Parâmetros UTM para analisar suas campanhas e mídias, mensurando o resultado de cada uma.
O que são UTMs?
Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin) representa uma sequência de parâmetros ao final de uma URL (endereço virtual) com o objetivo de entender o ponto de entrada de um usuário em um determinado link.
Entendido isso fica fácil visualizar as vantagens de criar parâmetros de UTM para suas campanhas de mídia paga e até de marketing offline, como por exemplo rastrear quando escaneamentos um QR CODE teve em um determinado período em que houve uma panfletagem. O poder de monitoramento e rastreamento é do tamanho da sua imaginação, mas se você já deu uma olhadinha no Google Analytics, já percebeu que possui diversas origens e canais de tráfego já reconhecidas automaticamente, sem você criar uma UTM. Por que isso ocorre? Bom, a maioria dos canais já geram um Click Identifier (identificador de clique) automático, isso acontece, por exemplo, em uma campanha de mídia paga no GoogleAds, em que ao final da URL fica um “gclid” e o mesmo ocorre com e-mail e Facebook “fbclid”. Dessa maneira, sua plataforma de análise de dados já consegue fazer um mínimo rastreamento, mas por que não personalizar?
Criando um Parâmetro de UTM
Para criar uma parametrização de UTM, necessita entender que já existem algumas origens e mídias pré-estabelecidas no Google Analytics e utiliza-las pode ser um facilitador na hora de analisar, mas nada impede de você criar uma nova.
Para criar um parâmetro, você pode utilizar o URL Builder, ferramenta de desenvolvedor do próprio Google, aonde você irá inserir (obrigatoriamente) o site/destino do link, origem do tráfego, mídia utilizada e um nome para sua campanha. Irei exemplificar aqui com um link de campanha de mídia paga: https://danrleicarlos.com.br?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=exemplo_de_utm_blog
Se você clicar no link acima, será direcionado para a página principal do meu site, mas irei poder mensurar quantos cliques obtive desse post. Perceba que logo após o meu site, tenho um source (origem) que defini como google, o medium (mídia) é cpc, que é um padrão para cost per click de tráfego pago e a campaign (campanha) é exemplo de um utm blog.
Importante lembrar que não se deve utilizar caracteres especiais, como acento, espaços, etc.
Abaixo, segue uma lista de parâmetros já criados e padronizados pelo Google.
Canal | Descrição |
---|---|
Direto | Origem corresponde exatamente a “direct” E Mídia corresponde exatamente a (not set) OU Mídia corresponde exatamente a (none) |
Pesquisa orgânica | Mídia corresponde exatamente a “Orgânica” |
Redes sociais | Referência da rede social de origem corresponde exatamente a “Sim” OU Mídia corresponde a social|social_network|social-media|sm|social-network|social_media |
Mídia corresponde exatamente a “email” | |
Afiliados | Mídia corresponde exatamente a “affiliate” |
Referência | Mídia corresponde exatamente a “referral” |
Pesquisa paga | Mídia corresponde a cpc|ppc|paidsearch E Rede de distribuição de anúncios não corresponde exatamente a “content” |
Outra publicidade | Mídia corresponde a cpv|cpa|cpp|content-text |
Rede de Display | Mídia corresponde a regex display|cpm|banner OU Rede de distribuição do anúncio corresponde exatamente a “content” |
(unavailable) ou (other) | As sessões não correspondem a nenhuma descrição de canal |
Quais os principais objetivos para parametrizar UTM de um link?
Os objetivos dependem de cada empresa e o que deseja-se mensurar especificamente, pode ser utilizado para diversas questões do Marketing, principalmente em sua extensão digital, pois tem mais canais de aquisição e formas de rastrear o usuário.
- Rastrear o CTA de um e-mail marketing
- Mensurar o resultado de um anúncio no Instagram
- Monitorar as visitas pelo link da bio do Instagram
- Verificar os resultados somente do GoogleAds na Rede de Pesquisa
- Verificar os resultados somente do GoogleAds em Display ou outros posicionamentos
- Quantas pessoas escanearam um QR CODE
- E muito mais
Saiba que criar parâmetros de UTM irá apenas lhe favorecer no entendimento da jornada do seu cliente e mensurar com mais precisão seus resultados, levando uma cultura data-driven para sua marca.
Onde consigo acompanhar os resultados?
Para saber quais os resultados obtidos, você pode realizar o seguinte passo a passo:
Mensurando no Google Analytics Universal
- Acesse o Google Analytics
- No lado esquerdo, clique em Aquisição
- Em seguida escolha Todo o tráfego
- Selecione a opção Origem/Mídia
Você deverá ter uma visualização similar ao print abaixo, mas com os acessos obtidos pelas suas campanhas e parametrizações de utm.
Mensurando no Google Analytics 4
Para visualizar seus acessos por cada plataforma ou origem no Google Analytics 4, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o Google Analytics 4
- Na aba esqueça, clique em Relatórios
- Selecione a opção Aquisição
- Abra a opção Aquisição de tráfego
No Google Analytics 4, por padrão vem configurado a visibilidade por canais, mas você pode selecionar visualizar meio da sessão, origem da sessão, plataforma de origem da sessão e campanha da sessão. Para isso, você precisa escolher qual opção gostaria de visualizar, na barra acima de “Totais”, exemplificado em vermelho no print abaixo.
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